Sexta Temporada

ENTRE O AMOR E A PROMESSA

Capítulo 1 - Thirza vai parar no Mundo Real!

Emília chama Narizinho para ir ao Arraial buscar Pedrinho no trem. A menina diz que ainda está se arrumando. Chegando no Arraial dos Tucanos, Narizinho corre para abraçar Pedrinho. Todos recebem o menino com muita alegria. A caminho do Sítio, Pedrinho anda com o Pangaré e encontra Jovino. O homem pergunta onde fica o Sítio do Picapau Amarelo, mas o menino não diz. O veterinário Chico chega e bota Jovino para fora do caminho. Pedrinho chega no Sítio e abraça o resto da turma. Em Luterra, a princesa Thirza de Lumar viaja para lá para cumprir seu destino de se casar com o príncipe Theo. Mas ela não contava com os malvados planos de sua dama de companhia, Matilda, que deseja que sua filha Mirthes tome o lugar dela. Matilda suborna Fígaro, o cocheiro real que tem o poder de abrir o portal para o Mundo Real. O plano dela é jogar Thirza lá e voltar para Luterra. E o plano dá certo e Thirza vai parar no Sítio. Está chovendo muito forte e Chico a encontra. O veterinário leva a princesa para a casa de Dona Benta.

Capítulo 2 - Matilda e Mirthes vão atrás da medalha!

Dona Benta cuida de Thirza. Matilda apresenta Mirthes para Basileu e Basília, os soberanos de Luterra, como se ela fosse Thirza. Mirthes fica encantada ao conhecer Theo, o prometido de Thirza. Thirza explica sua história para o pessoal do Sítio. Theo não fica impressionado com Mirthes e diz aos pais que não quer se casar com ela. Basileu explica para Matilda que a Fada Felícia dividiu uma medalha em duas quando Theo e Thirza eram crianças e deu metade a cada um, e pergunta onde está a metade da princesa. Matilda conta que a medalha foi esquecida em Lumar. O rei avisa que, sem a medalha, não poderá haver casamento. Valdo garante a sua filha Clarice que quer proteger as terras que comprou, mas no fundo quer desmatá-las para ver se encontra um tesouro. Visconde e Thirza tentam encontrar a localização de Luterra num mapa do Reino Encantado. Clarice afirma para Samuel, o editor do jornal Grito do Picapau, que seu pai não é um destruidor da natureza. Grilo conhece Pedrinho, que o chama para vir brincar no Sítio. Chico começa a se apaixonar por Thirza. Samuel convida Clarice para escrever uma coluna de cultura em seu jornal. Matilda e Mirthes mandam Fígaro levá-las ao Mundo Real, pois precisam encontrar a medalha.

Capítulo 3 - Fígaro pede ajuda à Chico!

Thirza não consegue encontrar Luterra no mapa e explica para Chico que só Fígaro sabe o caminho. Fígaro percebe que seus cavalos estão com as patas feridas e decide ir buscar ajuda. Matilda encontra uma gruta na mata e deduz que Thirza deve ter passado a noite lá, mas acaba indo parar na caverna da Cuca. Clarice aceita trabalhar no jornal e garante a Samuel que vai provar para ele que Valdo não é um homem ruim. Chico exige que o Delegado cumpra a ordem do governo e fiscalize a mata, para impedir Valdo de destruí-la. Cuca ameaça transformar Matilda e Mirthes em estátuas. Matilda fala para Cuca que, se ela a ajudar a recuperar o medalhão, poderá ganhar uma fortuna. A caipora Florena sente saudades de Flor, sua filha. Flor sugere a Urbano que eles arrumem a casa antes de tentar vendê-la. Jovino, a mando de Valdo, solta gafanhotos no milharal do Sítio. Florena vê Flor de longe e fica pasma. Fígaro pede ajuda a Chico e conta que é do Reino Encantado.

Capítulo 4 - Thirza vai voltar para casa?

Chico pergunta a Fígaro se ele pode levar Thirza de volta ao Reino Encantado. Fígaro afirma que não e se recusa a explicar o porquê. Cuca garante a Matilda que vai recuperar a medalha para ela. Pedrinho tenta capturar o Saci para mostrá-lo a Grilo, mas acaba pegando uma caipora chamada Flora. Flora diz a Pedrinho que quer capturar um saci e pede que ele lhe mostre como. Pedrinho concorda, mas avisa Flora que ela ficará devendo um favor para ele e outro para Grilo. Emília fica indignada ao saber que Samuel empregou a filha de Valdo em seu jornal, mas ele explica que ela não é como o pai. Baobá fala para Florena que não perdoará Flor por ela ter fugido de casa. Chico acusa Fígaro de ser um traidor. Fígaro se sente culpado e garante que devolverá as jóias a Matilda. Matilda e Mirthes alugam um quarto na pensão de Samira. Chico afirma para Thirza que arrumou uma pessoa que pode levá-la para casa.

Capítulo 5 - Cuca prende Fígaro em uma garrafa!

Chico conta para Thirza que Fígaro se arrependeu do que fez. Thirza se preocupa ao saber que Matilda e Mirthes estão no mundo real, pois sabe que elas querem sua medalha. Flor e Urbano percebem que Grilo sumiu e se preocupam. Urbano teme que Grilo tenha entrado na mata, pois foi lá que seu avô se perdeu e nunca mais foi encontrado. Pedrinho e Grilo se perdem. Fígaro fala para Matilda que quer devolver o tesouro. Chico confessa para Thirza que não gosta de saber que ela vai partir para sempre. Thirza explica que precisa se casar com Theo. Flor conta para Samira que é uma caipora mestiça, e que fugiu de casa porque era diferente. Dona Benta se preocupa com o sumiço de Pedrinho. Pedrinho e Grilo encontram Tio Barnabé na Mata, e ele explica que eles terão que esperar o amanhecer para sair dali. Matilda leva Fígaro até a caverna de Cuca, que o prende numa garrafa e toma as jóias dele.


Capítulo 6 - Nastácia descobre a devastação do milharal!


Valdo impede que Clarice trabalhe no jornal de Samuel. O dono de “O Grito do Picapau Amarelo” fica indignado, mas Clarice pede que ele não enfrente seu pai. Flor quer procurar o filho no Capoeirão, pois sabe que o achará mais facilmente com seus poderes de caipora. Samira garante a ela que Urbano encontrará Grilo e ela não precisará revelar seus poderes para ninguém. Matilda quer dividir as jóias, mas Cuca não aceita a proposta. Urbano encontra Grilo e Pedrinho na cabana de Tio Barnabé. Grilo esquece seu violino no local. Clarice concorda em largar o emprego, para não magoar Valdo. Samuel confessa para Chico que está gostando de Clarice. Chico conta que gosta de Thirza e está triste porque ela vai embora para seu reino. Samira é apaixonada por Samuel, mas não tem coragem de dizer nada a ele. Tia Nastácia percebe que o milharal do Sítio foi devastado


Capítulo 7 - Thirza descobre onde Matilda e Mirthes estão!


Thirza vai até o local onde Fígaro deixou a carruagem, mas não o encontra. Grilo conta para Flor que conheceu Flora. Ela fica assustada. Clarice explica para Samuel que não vai mais poder trabalhar no jornal, mas ele não concorda. Tia Nastácia garante à Dona Benta que foi Rabicó quem acabou com o milharal, mas Pedrinho encontra um gafanhoto no local e prova a inocência do porquinho. Valdo descobre que Clarice saiu de casa escondida e, furioso, manda Jovino ir buscá-la. Emília conta para Samuel sobre a praga dos gafanhotos e ele pede que Clarice faça uma reportagem de despedida antes de sair do jornal. Visconde descobre que aquela espécie de inseto só existe na África. Thirza desvenda o paradeiro de Matilda e Mirthes. Elas estão hospedadas na pensão de Elias.


Capítulo 8 - Thirza encontra Fígaro!


Thirza foge de Matilda e Mirthes, que não a vêem. Chico fala pra Dona Benta que talvez alguém tenha colocado os gafanhotos no milharal, para destruí-lo de propósito. Matilda obriga Mirthes a ir até a caverna da Cuca, explicando que sem a ajuda da bruxa elas jamais encontrarão Thirza. A princesa as segue. Grilo explica para Pedrinho que precisa ir até a casa de Tio Barnabé pegar seu violino. Pedrinho desenha um mapa para ensiná-lo a chegar lá. Flor decide procurar sua família no Capoeirão. O pessoal do Sítio se preocupa com a demora de Thirza. Baobá conhece Tio Barnabé e descobre que nem todos os humanos são ruins. Os dois juntos decidem então procurar Dona Benta para acabar com a destruição da mata. A chegada de Matilda assusta Cuca e a bruxa derruba a garrafa em que Fígaro está aprisionado. Ela rola para fora da caverna, parando diante de Thirza. A princesa se espanta ao deparar-se com Fígaro dentro da garrafa.


Capítulo 9 - Matilda e Mirthes encontram Thirza!


Fígaro avisa Thirza que Cuca é uma bruxa muito perigosa e aconselha que ela fuja. Cuca diz a Matilda que não quer mais fazer o trato com ela, pois já tem as jóias. A dama de companhia oferece à bruxa um título de nobreza se ela a ajudar a capturar Thirza. Enquanto isso, a princesa tenta descobrir uma maneira de libertar Fígaro. Grilo ouve a música de Iara e entra no Capoeirão, hipnotizado. Cuca olha em sua bola de cristal e descobre que Thirza está no Capoeirão. Valdo fica satisfeito ao saber que o milharal de Dona Benta foi destruído. Flor descobre que ainda consegue se comunicar com os bichos e com as plantas e fica encantada. Matilda e Mirthes procuram por Thirza no Capoeirão. Um passarinho conta para Flor que Iara encantou um ser humano e ela decide ajudá-lo. Escondido, Samuel vai ao encontro de Clarice e diz ter uma grande notícia. Matilda e Mirthes encontram Thirza.


Capítulo 10 - Thirza vai ao encontro de Chico!


Thirza foge de Matilda e Mirthes. Flor vê que Grilo está quase entrando no rio por causa do canto da Iara e dá um grito que quebra o encanto. Samuel conta para Clarice que suspeita que Valdo tenha colocado os gafanhotos no milharal de Dona Benta. A jovem fica indignada com o dono do jornal. Grilo conta para Flor que, de vez em quando, parece entender o que as árvores e os bichos dizem. Flora e Saci vêem Matilda e Mirthes perseguindo Thirza e decidem ajudá-la. O Saci faz um redemoinho e joga terra nos olhos das farsantes. Valdo vê Clarice conversando com Samuel e avisa que ela está proibida de sair do quarto. Flor leva Grilo até a cabana de Tio Barnabé para que ele pegue seu violino. Ela percebe que Tio Barnabé está ardendo em febre. Valdo exige que o delegado prenda Samuel. Flora leva Thirza para se esconder em sua casa. A princesa ouve Chico chamando por ela na mata e vai ao seu encontro.


Capítulo 11 - Thirza pede ajuda à Emília!


Thirza abraça Chico. Emília guarda as crinas que cortou dos cavalos encantados em sua canastrinha e ela começa a voar. Flor percebe que Tio Barnabé foi mordido por uma cobra e cura o ferimento dele com um toque. Grilo fica atônito com a habilidade da mãe. Visconde examina as crinas e descobre que elas são compostas do mesmo material que o pó de pirlimpimpim. O Delegado prende Samuel por ele ter invadido a propriedade de Valdo. Chico diz a Thirza que a ama. Thirza confessa para Chico que gosta dele também, mas lembra que já é prometida a outro. O Delegado descobre que a porta da cela está quebrada e obriga Pantufo e Canguiço a montar guarda a noite inteira para que Samuel não fuja. Samira morre de preocupação ao saber que Samuel está preso. Thirza pede que Emília a ajude a voltar para o seu mundo.


Capítulo 12 - Emília sabe como libertar Fígaro!


Emília garante a Thirza que vai dar um jeito de levá-la de volta para o seu mundo. Samuel pede que Chico fique em seu lugar na cadeia para que ele possa fechar a edição de seu jornal. Chico consegue fazer isso sem problemas, pois Pantufo e Canguiço dormem profundamente e não ouvem nada. Cuca encontra a garrafa com Fígaro perto da entrada de sua caverna e leva-a de volta para dentro. Flor mostra a Tio Barnabé que seus traços de caipora estão começando a voltar. Ela pede que Tio Barnabé diga a Florena que quer visitar sua família. Emília sugere a Visconde, Pedrinho e Narizinho que eles resgatem Fígaro da caverna de Cuca para que ele possa levar Thirza de volta ao Mundo Encantado. Visconde explica que Fígaro deve ter sido enfeitiçado. Chico paga a fiança de Samuel, que é solto. Emília garante que já sabe como libertar Fígaro.


Capítulo 13 - Grilo descobre que é um caipora!


Emília lembra de Aladim e sugere que eles o procurem e peçam para que ele esfregue a garrafa de Fígaro. Cuca pretende usar o rato Leco em uma de suas poções, mas ele a convence a contratá-lo como seu ajudante. Urbano coloca um anúncio para vender sua casa no Arraial e mal pode esperar para voltar para a cidade grande. Flor não gosta da idéia de deixar o Arraial. Valdo fica furioso ao ver que o jornal de Samuel afirma que a praga no milharal do Sítio foi sabotagem. Chico ensina o pessoal do Sítio a usar um fungo para acabar com os gafanhotos do milharal. Thirza usa o pó de pirlimpimpim para entrar na história de Aladim. Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde vão com ela. Chico e Dona Benta os vêem sumindo no ar e tomam um susto.


Capítulo 14 - Matilda pergunta a Samuel por Thirza!


Aladim concorda em ajudar Thirza, mas avisa que seu truque pode não funcionar. Flora tenta pegar o Saci, mas acaba capturando um curupira mirim chamado Pepe. Matilda pergunta a Samira quem é a pessoa mais bem informada da cidade e ela responde que é Samuel. Clarice tenta convencer Valdo a liberá-la do castigo, mas ele continua proibindo-a de sair do quarto. Clarice se revolta e afirma que vai voltar para casa de sua avó. Aladim surge na frente de Dona Benta, que quase morre de susto. Valdo tenta convencer Clarice a não ir embora. Clarice afirma que só ficará se puder trabalhar no jornal, mas Valdo se recusa a permitir isso. Pepe começa a chorar e explica para Flora que os homens cortaram a árvore que lhe servia de casa. O Saci conta para Flora que os capangas de Valdo voltaram a desmatar o Capoeirão. Matilda pergunta a Samuel por Thirza. Samuel diz que ela voltou para o Mundo Encantado, deixando-a desesperada. Flor conta para Grilo que Baobá pode não aceitá-los, pois não gosta de gente. Grilo sugere que eles procurem por Flora antes, e Flor adora a idéia


Capítulo 15 - Cuca consegue prender o Gênio!


Matilda decide libertar Fígaro e voltar para Luterra, onde provará que Thirza é uma impostora. Thirza se preocupa ao ver que sua medalhinha sumiu, pois sabe que sem ela não poderá se casar com Theo. Dona Benta a tranqüiliza, contando que a medalhinha está com Chico. Clarice vai embora da casa de Valdo, pois não agüenta mais a tirania do pai. Narizinho, Pedrinho e Aladim se disfarçam de magos e dizem a Cuca que gostariam que ela demonstrasse seus poderes. Enquanto isso, Emília tenta pegar a garrafa de Fígaro. Uma das árvores do Capoeirão cortadas pelos lenhadores de Valdo cai perto da carroça de Zé Carijó, que dispara com Clarice dentro. Emília faz o maior barulho ao pegar a garrafa e Cuca percebe que está sendo enganada. Aladim tira o Gênio da lâmpada. Cuca consegue prender o Gênio com uma corrente.


Capítulo 16 - Thirza vê Chico e Clarice juntos!


Fígaro pede perdão a Thirza por sua traição. Thirza pede que Fígaro vá com ela pegar a medalhinha que está com Chico, para que eles possam partir. Valdo diz a Clarice que estava preocupado com acidente. Clarice pergunta como ele sabe do acidente e Valdo disfarça. Aladim e o Gênio vão embora num tapete voador. Clarice decide continuar no Arraial, mas avisa Valdo que só vai morar com ele se ele deixá-la trabalhar no jornal. Saci pede a ajuda do pessoal do Sítio para acabar com o desmatamento no Capoeirão. Emília sugere que eles façam uma passeata. Valdo concorda em deixar que Clarice trabalhe no jornal. Matilda e Mirthes chegam ao Sítio. Clarice conta a Chico que vai poder trabalhar no jornal e o abraça. Thirza vê.


Capítulo 17 - Matilda decide se aproveitar do sono de Cuca!


Thirza explica que precisa da medalhinha para poder ir embora e pede que Chico a devolva. Chico devolve a medalha. Thirza confessa que ficou com ciúmes ao ver Chico abraçado com Clarice, deixando-o radiante. Chico se declara para Thirza. Thirza explica para Chico que não pode quebrar a promessa que seus pais fizeram. Clarice conta para Samuel que vai poder trabalhar no jornal, deixando-o encantado. Samira confessa para Flor que gosta de Samuel. Matilda descobre que Thirza está mesmo hospedada no Sítio e fica encantada. Baobá se recusa a participar da passeata, pois não confia nos humanos. Matilda vai até a caverna de Cuca pedir a ajuda dela. Thirza se abraça a Dona Benta e começa a chorar. Matilda percebe que Cuca está dormindo e decide se aproveitar da situação.


Capítulo 18 - Os cavalos encantados viram pedra!


Matilda pega o pó de virapedra de Cuca. Thirza confessa para Dona Benta que foi muito difícil para ela se separar de Chico. Os meninos do Sítio fazem cartazes para a passeata. Urbano diz a Grilo que não quer que ele entre no Capoeirão nunca mais, pois foi lá que seu avô desapareceu. Saci combina com as outras criaturas do Capoeirão que eles vão assustar os lenhadores para retirá-los da floresta. Samira convida Samuel para ir ao cinema, mas ele recusa, deixando-a decepcionada. Emília diz a Thirza que ela deveria ficar com Chico. Samuel chama Clarice para ir ao cinema, mas ela diz que precisa estar em casa cedo. Thirza se despede de todos e chama Fígaro para que eles possam partir. Chico fica arrasado. Jovino manda seus homens cavarem o Capoeirão em busca do tesouro. O Eremita pede para que os lenhadores deixem a mata em paz. Matilda joga o pó de virapedra em Thirza, mas acerta os cavalos encantados.


Capítulo 19 - Valdo e Jovino enfrentam os manifestantes!


Thirza se desespera ao ver que os cavalos encantados viraram pedra, pois sem eles não conseguirá voltar ao seu mundo. Matilda ameaça transformar Thirza em pedra se ela não lhe entregar a medalha. Emília joga areia nos olhos de Matilda e Thirza consegue fugir com a medalha. Os peões de Valdo correm quando vêem as assombrações do Capoeirão. Basília e Basileu falam para Theo que a Fada Felícia ordenou que ele fosse salvar Thirza. Valdo avisa Jovino que ele não vai receber sua parte no tesouro se não conseguir fazer com que os peões voltem ao trabalho. O pessoal do Sítio vai à passeata contra o desmatamento do Capoeirão. Dona Benta manda Thirza ficar no Sítio, explicando que Matilda pode se aproveitar da confusão da passeata para roubar a medalha. Valdo e Jovino enfrentam os manifestantes com rifles


Capítulo 20 - Rabicó come o pão com a medalha!


Chico diz a Valdo que ele não pode interromper a passeata. Clarice garante a Chico que Valdo gosta da natureza e pede que ele participe da passeata. Valdo é obrigado a segurar uma faixa dizendo que ama a natureza e quase morre de vergonha por isso. Matilda vê que Thirza não está na passeata e, deduzindo que ela está sozinha no Sítio, manda Mirthes tentar pegar a medalha. Tia Nastácia fica no Sítio com Thirza, para protegê-la. Clarice pede que Samuel coloque na primeira página a foto de Valdo segurando a faixa. Samuel não gosta, mas concorda. Valdo contrata Gaspar para fingir que é especialista em gafanhotos. Thirza vê Mirthes e manda Tia Nastácia esconder sua medalha. Tia Nastácia esconde a medalha dentro da massa de um pão. Rabicó começa a comer o pão sem que Tia Nastácia veja.


Capítulo 21 - Tia Nastácia descobre que o pão sumiu!


Rabicó engasga com a medalha. Mirthes diz para Thirza que se arrependeu do que fez e gostaria de fazer as pazes com ela. Rabicó consegue cuspir a medalha, que cai em cima de um monte de feno. Mirthes fala para Thirza que só fazia maldades porque Matilda a obrigava. Thirza diz que não pode confiar numa pessoa que trai a própria mãe e expulsa Mirthes, deixando-a furiosa. Gaspar chega no Arraial e aluga um quarto na pensão de Elias. Clarice escreve uma matéria elogiando a participação de Valdo na passeata, para chateação de Samuel. Zé Carijó limpa o quintal do Sítio e coloca fogo no lixo, sem perceber que a medalha de Thirza está no meio dele. Tia Nastácia descobre que o pão, onde havia escondido a medalha, sumiu.


Capítulo 22 - Um pássaro encantado tira a medalha do fogo!


Thirza fica muito preocupada com o sumiço de sua medalha. Emília adivinha que foi Rabicó quem comeu o pão. Gaspar diz a Samuel que é especialista em gafanhotos e gostaria de examinar um exemplar dos que atacaram o milharal de Dona Benta. Pedrinho percebe que Grilo não foi encantado pelo canto da Iara e estranha. Grilo revela a Pedrinho que ele e Flor são caiporas. Gaspar examina o gafanhoto e afirma que ele não é da África, mas do Brasil. Samuel fica preocupado pois, se aquilo for verdade, significa que ele acusou Valdo injustamente de ter colocado os gafanhotos no milharal. Flor vê Flora e a abraça, emocionada. Flora não entende nada. Tia Nastácia tenta obrigar Rabicó a engolir um vidro de purgante para que ele cuspa a medalha. Flor explica para Flora que é sua irmã. Rabicó conta que já cuspiu a medalha. Um pássaro encantado tira a medalha de Thirza de dentro do fogo.


Capítulo 23 - A medalha cai na cabeça de Pedrinho!


Flora conta a Flor que Baobá jogou todos os seus retratos fora, deixando-a chocada. Florena observa enlevada uma fotografia de Flor que escondeu de Baobá. Theo se recusa a salvar Thirza. Basília e Basileu garantem que ele será transformado num sapo se não cumprir a ordem de Felícia. Clarice fica radiante ao saber da conclusão de Gaspar, pois acha que aquilo dissipa todas as suspeitas que Samuel tinha sobre Valdo. Flora gosta de saber que Flor e Grilo são da sua família, mas acha que Baobá não vai aceitá-los. Jovino fala para Valdo que os peões estão se recusando a voltar ao trabalho. Dona Benta lembra que Pedrinho descobriu como desfazer o feitiço de Cuca quando ela transformou Narizinho em pedra, e afirma que isso poderá ajudar os cavalos encantados. O pássaro solta a medalha em cima da cabeça de Pedrinho.


Capítulo 24 - Valdo pode flagrar Chico e Clarice!


A medalha de Thiza causa um galo na cabeça de Pedrinho. Flor cura Pedrinho e explica que este é um dos dons dos caiporas. Samuel faz uma matéria com Gaspar e Clarice fica uma fera. Ela acusa Samuel de usar seu jornal para atingir Valdo Serrão. Por causa da briga, Clarice chega mais cedo em casa e dá de cara com Chico, que estava investigando seu pai. Ele dá uma desculpa e ela fica toda derretida. Thirza acredita que os planos pra voltar pra Luterra estão falhando por obra do destino. Fígaro diz que não acredita que fada Felícia mudou seu destino. Valdo Serrão chega em casa e Jurema fica desesperada porque Chico está no quarto com Clarice.


Capítulo 25 - Gaspar é desmascarado!


Chico consegue sair da casa de Valdo sem ser visto. Urbano mostra a Flor que inventou um picolé em pó e garante que dessa vez uma invenção sua vai dar certo. Florena vê Grilo de longe e gosta dele, sem saber que ele é seu neto. Grilo e Narizinho se interessam um pelo outro, para irritação de Pedrinho. Chico ouve Gaspar falando com alguém no telefone e garantindo que vai cumprir o trato. Ele fica desconfiado, mas Gaspar o manda não se meter em sua vida. Clarice comenta com Valdo que se decepcionou com Samuel, o que o deixa satisfeito. Valdo dá dinheiro a Jovino para que ele pague Gaspar por seus serviços. Visconde decide inventar um detector de metais mágico só para procurar a medalhinha de Thirza. Chico pede que Samuel não publique a reportagem sobre Gaspar por enquanto, garantindo que vai provar que ele é um charlatão. Emília acha poucas flores azuis e fica decepcionada. As crianças plantam as flores azuis na horta do Sítio, torcendo para que nasçam mais. Urbano percebe que seu picolé, depois de endurecido, vira um cimento impossível de morder. Chico diz a Dona Benta que quer preparar uma armadilha para Gaspar. Dona Benta diz que está precisando dos serviços de um especialista em gafanhotos e mostra um grilo a Gaspar. Gaspar não sabe a diferença entre um grilo e um gafanhoto e é desmascarado.


Capítulo 26 - Valdo manda Jovino poluir a água do Sítio!


Um passarinho leva um recado de Flora para Flor, dizendo que Florena quer encontrá-la. Urbano garante a Elias que melhorou sua invenção e pede que ele venda seu picolé em pó. Chico conta para Samuel que Gaspar fugiu após ser desmascarado, mas deixou sua bagagem na pensão de Elias. Visconde coloca um elmo que pertenceu a Dom Quixote e começa a acreditar que é o próprio. Valdo manda Jovino poluir a água do Sítio.


Capítulo 27 - Valdo quer Gaspar longe da cidade!


Pedrinho e Emília escondem Visconde no celeiro enquanto procuram uma maneira de fazer Visconde voltar ao normal. Matilda e Mirthes entram na caverna da Cuca e roubam vários feitiços, mas são flagradas. Mirthes usa o controle remoto de feitiços e consegue nocautear Cuca. Visconde acha que Zé Carijó é Sancho Pança. Matilda acha que o controle remoto é a fonte dos poderes da Cuca e crê que vai se tornar uma bruxa tão poderosa quanto ela. Emília pede que Zé Carijó cuide de Visconde até ele voltar a si. O Delegado abre a mala de Gaspar e descobre que ela está cheia de notas falsas. Samuel diz a Clarice que Gaspar era mesmo um impostor. Ele garante que seu jornal é imparcial e não persegue Valdo. Clarice concorda em voltar a trabalhar no jornal. Chico busca Thirza para o almoço. Valdo manda Jovino ter certeza de que Gaspar está longe da cidade.


Capítulo 28 - Cuca rouba a carapuça do Saci!


Thirza sai para almoçar com Chico. Dona Benta torce para que se acertem. Cuca descobre que Matilda e Mirthes roubaram seu controle remoto de feitiços e fica furiosa. Mirthes experimenta o controle e transforma Matilda num sapo. Emília, Pedrinho e Narizinho descobrem que o Visconde desapareceu. Zé Carijó segue Visconde, que ainda pensa que é Don Quixote. Jovino conta para Valdo que o cano que vai poluir as águas do Sítio já está montado. Visconde vai até a praça do Arraial e anuncia para o povo que está ali para protegê-lo. Mirthes tenta fazer Matilda voltar ao normal, mas só consegue transformá-la num bicho atrás do outro. Chico se declara para Thirza e pergunta se quer namorá-lo. Visconde vê Thirza e acha que é Dulcinéia, a amada de Don Quixote. Emília explica que Visconde pensa que é Dom Quixote. Mirthes deixa o controle cair no chão e faz com que Matilda volte ao normal, por acidente. Cuca rouba a carapuça de Saci.


Capítulo 29 - Valdo fica radiante com seu plano em ação!


Cuca rouba a carapuça do Saci. Chico, Edmundo e Samuel tentam agarrar Visconde para levá-lo de volta para o Sítio, mas ele sai correndo. Visconde se tranca na clínica de Chico e solta das gaiolas os bichos que estavam ali para tratamento, causando a maior confusão. Cuca diz ao Saci que só vai devolver sua carapuça se ele pegar seu controle remoto de feitiços com Matilda. Visconde concorda em ir para o Sítio para atender a um pedido de Thirza. Matilda descobre a tenda de Valdo e bola um plano para convencê-lo a lhe dar abrigo. Valdo vê o esgoto sendo jogado no rio e fica radiante.


Capítulo 30 - Visconde decide enfrentar Valdo!


Valdo conta para Jovino que há um grande tesouro enterrado no Sítio e afirma que ele vai obrigar Dona Benta e lhe vender as terras. Matilda fala para Valdo que ela e Mirthes são suas primas e que ele está prestes a receber uma herança da sua parte da família. Valdo fica interessado e permite que Matilda se hospede em sua casa. Thirza tenta convencer Visconde a tirar o elmo, em vão. Flor e Florena se reencontram e ficam muito emocionadas. Florena gosta de Grilo. O pessoal do Sítio vê a água suja saindo das torneiras e deduz que Valdo está aprontando mais uma. Visconde decide enfrentar Valdo.


Capítulo 31 - Flor pede para Iara mudar a correnteza do rio!


Valdo manda Jovino ir atrás de Visconde. Chico contrata um ajudante chamado João. Grilo fala para Chico e Samuel que o rio está poluído e eles decidem investigar. Valdo fala para Dona Benta que Visconde destruiu sua casa e exige uma indenização. Dona Benta garante a Valdo que pagará os prejuízos. Jovino mostra que prendeu Visconde numa gaiola de passarinho. Visconde entala dentro da gaiola e Emília sugere que tire sua armadura para sair de lá. Chico encontra o cano na nascente do rio. Visconde tira o elmo e volta ao normal. Chico descobre que vai ter que cavar a terra para descobrir de onde o cano vem. Dona Benta se recusa a vender o Sítio a Valdo, que promete apresentar queixa contra Visconde. O Mago Mor do Mundo Encantado vê que Thirza está se apaixonando por outro e manda a Fadinha Celeste apresentá-la para Théo. Flor manda Iara mudar a correnteza do rio, para que a poluição volte para o lado do responsável.


Capítulo 32 - Theo acha que Emília é uma fada!


Flor pede pra Iara mudar a correnteza do rio, para que a poluição volte para o lado do responsável. O Mago Mor do Mundo Encantado vê que Thirza está se apaixonando por outro e manda a Fadinha Celeste apresentá-la para Théo. Matilda diz à Mirthes que elas têm que ir até a caverna da Cuca para buscar uma das jóias da princesa. Valdo briga com Jovino porque a água contaminada voltou para a sua casa. Chico, Samuel, o assistente João e a turma do Sítio descobrem o cano. Os caiporas comemoram a água limpa do Rio. Thirza diz à Tia Nastácia que está adorando ficar no Sítio. Fada Felícia diz que a missão de Théo é trazer a princesa de volta e ele aceita. Saci pega Matilda e Mirthes tramando e quase resgata o controle mágico. Príncipe Théo chega ao mundo real e acha que Emília é uma fada.


Capítulo 33 - Theo quer partir para o Reino Encantado!


Emília fica encantada em ser chamada de fada e se oferece para levar Theo até Thirza. Valdo não permite que Matilda e Mirthes fiquem em sua tenda até que elas tragam uma prova de que têm mesmo um tesouro para ele. Saci encontra a medalha de Thirza e, sem saber o que é, resolve perguntar a Cuca se ela não quer trocá-la por sua carapuça. Celeste fica com amnésia. Thirza diz a Chico que aceita namorá-lo. Emília apresenta Theo para Thirza, deixando-a pasma. Chico fica decepcionado ao ver Theo. Theo pede Thirza oficialmente em casamento e ela é obrigada a aceitar. Cuca pega a medalha de Saci e mesmo assim não lhe devolve sua carapuça. Matilda fala para Saci que só vai aceitar entregar o controle remoto para Cuca se ela entregar uma das jóias. Theo diz a Thirza que quer partir para o Mundo Encantado imediatamente.


Capítulo 34 - Matilda troca a medalha pelo controle!


Theo anuncia para o pessoal do Sítio que ele e Thirza irão embora. Urbano ouve falar que Visconde é um grande inventor e se apresenta para ele. Urbano pede ajuda à Visconde com seus inventos e se oferece para ajudá-lo nos seus. Visconde aceita. Thirza convence Theo a esperar mais um dia antes de partir, dizendo que precisa se despedir dos seus amigos. Theo se hospeda na pensão do Elias e deixa a população do Arraial espantada com sua figura. Cuca entrega a medalha da Thirza para Saci trocá-la pelo controle remoto. Matilda e Mirthes dão um ataque quando vêem a medalha. Samira fica encantada ao saber que Theo é um príncipe de verdade. Thirza confessa para o pessoal do Sítio que está muito triste por ser obrigada a ir embora. Matilda troca a medalha pelo controle.


Capítulo 35 - Mirthes interpela Theo!


Matilda decide mostrar a medalha a Valdo como prova de que a herança existe para que elas possam continuar morando com ele. Saci entrega o controle à Cuca e pega sua carapuça de volta. Valdo fica interessadíssimo ao ver a medalha e começa a paparicar Matilda e Mirthes, que se aproveitam da situação. Emília aconselha Thirza a desobedecer seus pais e não se casar com Théo, mas ela explica que não pode. Celeste adormece no celeiro do Sítio. Clarice comenta que há um príncipe chamado Théo no Arraial, deixando Matilda e Mirthes atônitas. Thirza chama Fígaro para ir pro Mundo Encantado com ela, mas ele diz que vai ficar no Mundo Real até conseguir fazer com que seus cavalos voltem ao normal. Zé Carijó encontra Celeste e a apresenta pro pessoal do Sítio. Mirthes interpela Théo e pergunta se ele lembra dela.


Capítulo 36 - Mirthes diz que Thirza é uma impostora!


Theo acusa Mirthes de ser uma impostora e diz que uma fada em forma de boneca de pano o levou até a verdadeira princesa. Matilda garante a Theo que Emília não é uma fada e afirma que pode provar quem é a verdadeira princesa. Emília percebe que as flores azuis cresceram e que os cavalos encantados vão poder ser desempedrados. Dona Benta vê que Celeste está com amnésia. Ela encontra o nome de Celeste bordado no casaquinho da fada. Visconde, com a ajuda de Urbano, consegue fazer seu detector de metais mágico funcionar. Matilda pega a medalha na casa de Valdo, sem saber que ele a trocou por outra, falsa. Theo pergunta a Emília se ela é uma fada e ele confessa que não. Theo acusa Thirza de querer enganá-lo. Celeste come as florzinhas azuis. Mirthes mostra a medalha a Theo e afirma que Thirza é uma impostora.


Capítulo 37 - Basileu anuncia o noivado de Theo e Mirthes!


Matilda e Mirthes convencem Theo a levá-las e eles partem para o Mundo Encantado. Thirza diz a Celeste que, se gosta de comer flores, só pode ser uma fada. Samuel garante a Clarice que a contratou por achá-la uma boa profissional. Clarice explica para Samuel que está gostando de Chico, deixando-o arrasado. Theo apresenta Mirthes para seus pais como princesa Thirza. Basileu e Basiléia acham que Mirthes não têm cara de princesa. Thirza mostra ao pessoal do Sítio que Celeste tem asinhas nas costas, o que prova que realmente é uma fada. Thirza deduz que Celeste é a fada enviada para guiar o caminho de Theo, só que está com amnésia e não pode confirmar. Clarice tem a idéia de promover um concurso de canto no Arraial. Basileu anuncia para seus súditos o noivado de Theo com Mirthes.


Capítulo 38 - Celeste transforma um pedaço de madeira em um menino!


Basileu anuncia para seus súditos o noivado de Théo com Mirthes. Théo deixa claro para os pais que não se interessa por Mirthes, mas exigem que cumpra a profecia da Fada Felícia. Emília pega um livro de contos de fadas na biblioteca de Dona Benta para tentar encontrar a história de Celeste. Matilda decide enviar um convite de casamento para Thirza. Valdo manda Jovino capturar os animais do Capoeirão para que possa vendê-los. Emília lê a história de Pinóquio no livro e se pergunta se Celeste é a Fada Azul. Flora, Saci e Pepe encontram uma das armadilhas deixadas por Jovino. Emília manda Visconde transformar o pedaço de varinha de condão que tem numa varinha inteira, para que Celeste possa fazer mágica. Celeste usa a varinha e transforma um pedaço de madeira num menino.


Capítulo 39 - Flora e Pepe caem em uma armadilha!


Pinóquio começa a fazer a maior bagunça no laboratório de Visconde. Emília pergunta a Pinóquio se Celeste é a fada da história dele. Tião é preso por uma das armadilhas, mas o Eremita consegue libertá-lo. Pinóquio não reconhece Celeste. Narizinho manda Celeste enviar Pinóquio de volta para a história dele, mas ele pede para ficar no Sítio mais um tempo. Celeste aponta a varinha para seu cachorrinho e o transforma num cão falante. Celeste o batiza de Manjericão. Jovino percebe que não capturou animal algum e decide espalhar mais armadilhas pelo Arraial. Flora e Pepe são pegos numa armadilha e ficam pendurados de cabeça para baixo.


Capítulo 40 - Pinóquio fica preso em uma armadilha!


Flora decide chamar um passarinho para espalhar pelo Capoeirão que ela e Pepe estão em apuros. Dona Benta sugere que Tia Nastácia entre no concurso de canto. Tia Nastácia se recusa e diz que Dona Benta é quem deveria entrar, mas ela afirma que está velha demais. Emília quer chamar outro personagem para ver se ele reconhece Celeste, mas Narizinho avisa que precisam mandar Pinóquio embora primeiro. Grilo ouve o recado de Flora. Emília se oferece para ser jurada no concurso de canto e Samuel aceita. Grilo chama um pica-pau para arrebentar com o bico as cordas que prendem Flora e Pepe. Pinóquio resolve tirar uma soneca e não ajuda em nada. Grilo ouve os caçadores se aproximando e ele, Pedrinho, Flora e Pepe correm. Thirza recebe o convite para o casamento de Mirthes e Theo. Pinóquio fica preso numa das armadilhas.


Capítulo 41 - Valdo quer vender Pinóquio para o circo!


Flora pede ajuda à Flor pra afastar os caçadores de animais da mata. Ela procura Chico Maciel e pede ajuda ao veterinário. Pantufo e Canguiço não agradam como cantores e levam um balde de água fria. Chico fala com o delegado sobre a caça aos animais do Capoeirão. Pedrinho e Grilo falam que vão mandar Pinóquio de volta. Ele diz que é dono do nariz, entra no meio da mata e fica preso numa das armadilhas de Valdo. Pedrinho e Grilo escutam o pedido de socorro, mas não acreditam nele. Jovino encontra Pinóquio e o captura. Flor é procurada pelos moradores do Arraial dos Tucanos por causa do seu dom com as plantas, mas os maribondos a ajudam a se livrarem deles. Urbano e Visconde partem em busca da medalha. Chico encontra armadilhas pela floresta. Saci pede à Emília que divulgue no jornal o roubo dos animais da floresta. Valdo Serrão quer vender Pinóquio para o Circo.


Capítulo 42 - O tesouro em troca da liberdade!


Chico leva Pantufo e Canguiço pra mata, para que eles o ajudem a desarmar as armadilhas. Matilda tenta ensinar regras de etiqueta para Mirthes. Basileu e Basiléia ficam chocados com os maus modos de Mirthes. Chico manda que Pantufo e Canguiço esperarem para ver quem vem pegar os bichos nas armadilhas e, então, o prendam. Valdo se interessa ao saber que Pinóquio conhece o pessoal do Sítio e começa a tratá-lo bem. O detector de metais encantado dispara quando Visconde e Urbano chegam perto da casa dos caiporas. Celeste faz uma tartaruga falar e a chama de Filomena. Valdo manda Pinóquio descobrir se há um tesouro no Sítio se quiser ganhar sua liberdade.


Capítulo 43 - Matilda dá uma poção do amor a Mirthes!


Chico explica para Pantufo e Canguiço que eles prenderam as pessoas erradas. Visconde comenta com Urbano que Emília tem um tesouro escondido em sua canastra. Pinóquio ouve e acha que este é o tesouro que Valdo quer. Pinóquio confirma para Valdo que há mesmo um tesouro no Sítio, mas explica que não sabe onde ele está. Celeste esconde os bichos da mata no celeiro para que eles não caiam nas mãos dos caçadores. Cuca percebe que os bichos da floresta sumiram e, por isso, ela não pode mais usá-los para preparar suas poções. Valdo diz a Jovino que eles vão invadir o Sítio. Pinóquio ouve e fica assustado. Clarice fotografa um bichinho preso numa das armadilhas. Thirza vê Mirthes recebendo presentes de casamento na bacia de água de Celeste e fica indignada. Matilda dá a Mirthes uma poção de amor para que ela possa conquistar Théo.


Capítulo 44 - Pinóquio diz que Valdo quer o tesouro!


Urbano e Visconde se aproximam da casa dos caiporas sem fazer barulho para tentar recuperar a medalha. Baobá sente o cheiro deles e fica desconfiado. Pedrinho vê uma aranha venenosa ao lado de Thirza. A aranha pica Thirza, que começa a passar mal. Chico vai procurar um médico. Celeste tenta curar Thirza com sua mágica, em vão. Grilo chama Flor, que cura Thirza com suas mãos, para espanto da Dona Benta. Flor revela a Dona Benta que é uma caipora, mas pede que ela guarde segredo. Visconde descobre que o detector estava apitando porque a dentadura da Dona Fulô também é mágica. Dona Fulô vê Visconde e Urbano mexendo em sua dentadura e os expulsa de casa, furiosa. Clarice sugere a Samuel que eles esperem na mata para dar um flagra nos caçadores. Matilda coloca a poção do amor na bebida de Théo. Emília vê pela bacia de Celeste. Pinóquio avisa que Valdo quer roubar o tesouro do Sítio.


Capítulo 45 - Valdo e Jovino se preparam para invadir o Sítio!


Pinóquio deixa escapar pra Pedrinho e Narizinho que Valdo sabe sobre o tesouro. As crianças não acreditam e ele sai quase chorando. Celeste tenta acalmá-lo. Valdo vende os animais e recebe o pagamento. Celeste explica pra Pinóquio que uma vez mentiroso, as pessoas não acreditam mais nele. Visconde não acredita quando Pinóquio diz que o Sítio vai ser invadido. Clarice e Samuel descobrem que Jovino é o ladrão de animais. Chico, Pedrinho, Emília e Grilo descobrem Cuca presa numa gaiola. Celeste solta Cuca, que lança fogo contra eles. As crianças do Sítio observam que o nariz do Pinóquio não cresceu, apesar deles acreditarem que ele está mentindo. Théo acorda do feitiço e não entende porque está bajulando Mirthes. Valdo e Jovino se preparam pra invadir o Sítio.


Capítulo 46 - Valdo sequestra Emília e Pinóquio!


Valdo e Jovino roubam a canastra de Emília. Eles deixam rastro com a armadilha que Pedrinho, Narizinho e Emília deixaram para eles. Visconde não os reconhece e Pinóquio acusa Valdo Serrão da invasão. O fazendeiro descobre as lembranças de Emília dentro da canastra e deduz que Pinóquio o enganou. Samuel publica a foto do flagrante de Jovino no jornal. Valdo Serrão diz à Clarice que não é Jovino na foto e manda o capataz sumir pela mata até as coisas esfriarem. Jovino cai numa de suas armadilhas. Emília sente a falta da Canastrinha. A polícia vai atrás de Jovino e não o encontra. Valdo seqüestra Emília e Pinóquio.


Capítulo 47 - Chico, Pedrinho e Emília impedem que Valdo venda Pinóquio!


Grilo, Pedrinho e Visconde vão atrás de Emília e Pinóquio. Thirza visita Flor e sugere que elas plantem tudo o que foi retirado do Capoeirão. Tio Barnabé leva Jovino pro delegado. Pedrinho e Grilo tiram Emília e Pinóquio da caixa com a ajuda dos cupins. Visconde percebe que a medalha que está com Valdo se parece com a medalha da Thirza. Matilda dá mais poção do amor a Théo. Chico, Pedrinho e Emília chegam no momento em que Valdo Serrão vai vender Pinóquio.


Capítulo 48 - Urbano e Visconde pegam a medalha!


Grilo pede ajuda aos marimbondos. Eles atacam os vendedores de animais. Delegado conta a Samuel a sua versão sobre a prisão de Jovino. Mas Jovino deixa entender que foi Saci quem o capturou. Celeste transforma pinóquio em gente e o manda de volta pro livro de histórias. Na hora da cerimônia, a família real descobre que a medalha de Mirthes é falsa. Mirthes e Matilda são presas por mentirem. Visconde conta pra turma do Sítio que a medalha está com Valdo Serrão e eles vão atrás dela. Pedrinho, Emília e Chico enrolam Valdo Serrão enquanto Visconde e Urbano pegam a medalha de Thirza.


Capítulo 49 - Visconde tenta impedir que Urbano entra nas águas!


Pedrinho, Emília e Chico enrolam Valdo Serrão enquanto Visconde e Urbano pegam a medalha de Thirza. Pra manter Valdo ocupado, Emília mente dizendo que Dona Benta tem interesse em vender o Sítio pra ele. Visconde e Urbano pegam a medalha e saem correndo. Delegado conta pra Samuel a sua versão sobre a prisão de Jovino. Mas Jovino deixa escapar que foi Saci quem o capturou. O advogado de Jovino chega e diz que vai pagar a fiança pra ele sair. Thirza, Flor, Narizinho e Barnabé plantam sementes para o reflorestamento do Capoeirão. Chico, Emília, Pedrinho e Visconde decidem organizar um protesto pra pedir que Jovino fique preso. Jovino volta pra casa de Valdo Serrão. Visconde e Urbano vão atrás de Thirza pra entregar a medalha. No meio do caminho, Urbano é enfeitiçado por Iara. Mirthes e Matilda são presas por mentirem. Celeste se recorda porque está no mundo real. Visconde tenta impedir Urbano de entrar nas águas de Iara.


Capítulo 50 - O jornal de Samuel é destruído!


Urbano pede por socorro. Os Caiporas se unem à Flor pra plantar sementes no Capoeirão. Visconde diz à Flor que Iara levou Urbano pro fundo do Rio com a medalha de Thirza. Samuel tem a idéia de publicar histórias em capítulos no jornal. Thirza diz à Celeste que não tem mais esperanças de ir pra Luterra e ela conta que recuperou a memória. Théo vai em direção ao mundo real pra buscar Thirza, mas uma voz misteriosa o intercede no caminho. Valdo Serrão dá falta da medalha. Flor consegue trazer Urbano de volta. Barnabé a incentiva Flor a contar a verdade pra Urbano sobre a sua origem. A medalha de Thirza fica no fundo do Rio. Théo fica enfeitiçado pela voz. Thirza sente um arrepio. O Eremita sente as forças do mal se aproximando. Tio Barnabé acha que é o tempo que está virando. Valdo faz pacto com a voz. O jornal de Samuel é todo destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário